Apoiadores

Contate-nos: (31) 3559-1868   /   lmic_ebsd@ufop.edu.br   /   Universidade Federal de Ouro Preto, DEGEO, sala 45

 

CORTADEIRA DE PRECISÃO 

Sistema de corte pendular por gravidade, para seccionamento de amostras proporcionando baixa deformação plastica da amostra utilizando discos de corte diamantados. Garante a integridade física das amostras (imprescindível também na determinação da porosidade) e a não deformação do agregado policristalino. 

 

 


 

EMBUTIDORA 
 

Prensa dimensionada para embutir amostras metalográficas em resina fenólica (baquelite) ou acrílica, com diâmetro e altura máxima específicos.

 


 

ESTUFA

Utilizada para esterilização e secagem de instrumental cirúrgico, médico, odontológico e laboratorial através do calor seco, também para processos industriais de secagem ou envelhecimento de materiais.

 


 

POLITRIZ PARA POLIMENTO FINO

  

A politriz semiautomática Minimet 1000 permite um polimento ultrafino, necessário para a confecção de seções perfeitamente lisas e planas.

POLIMETRIZ VIBRATÓRIA


 

Remove até as menores deformações remanecentes após a preparação mecânica. É projetado para preparar superfícies polidas em uma grande variedade de materiais e aplicações, incluindo aplicações de preparação de polimento para futuras análises no EBSD.

 


 

BANHO ULTRASSÔNICO

Utilizando a frequência ultrassônica de 40KHz, o banho ultrassom tem sua principal aplicação na limpeza de partes e peças, bem como utensílios e materiais de uso em laboratórios e de controle de qualidade.

EVAPORADORA A CARBONO  
 

A evaporadora de carbono é uma ferramenta indispensável para uma boa análise na microscopia eletrônica. Ela atua na fase de preparação da amostra e seu objetivo é introduzir uma boa condutividade elétrica (para escoamento de elétrons pela amostra) e térmica (para dissipar o calor produzido pela incidência de elétrons). Isso é obtido através do recobrimento da amostra por uma fina camada de carbono (pulverizado), que dependendo do objetivo da análise pode variar de 150Å a 450Å de espessura.

 


 

METALIZADORA

Metalização é um processo, no qual camadas de metal ou de não-metal são depositadas em alto vácuo sobre superfícies preparadas de plástico, metais, vidros, ou outros materiais. As partes a serem metalizadas são limpas por um processo chamado de descarga iônica e em seguida metalizadas em um único ciclo de trabalho. Uma proteção especial adicional poderá ainda ser aplicada sobre a camada metalizada conhecida como polimerização.

 


 

BALANÇA

Equipamento utilizado para pesagem confiável e de alta precisão.

Equipamentos para o Preparo de Amostras

O Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) possui algumas restrições principalmente no que diz respeito ao tamanho do material a ser analisado. O MEV dispõe de uma câmara que limita o tamanho da amostra em no máximo 50 mm de diâmetro e em alguns milímetros de espessura, por isso é necessária a utilização de equipamentos de alta precisão para o preparo das amostras.